Entrevista: um dos momentos mais importantes do processo seletivo
Quando chega a hora de arrumar um emprego muitas dúvidas surgem. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, buscando selecionar sempre os melhores candidatos. Mas como participar adequadamente de um processo seletivo?
Dicas e sugestões para um bom desempenho no processo seletivo:
- Enquanto você estiver desempregado, procure aproveitar bem o tempo para se preparar para um processo seletivo. Busque fazer cursos de reciclagem, redação, idiomas (inglês e espanhol, principalmente), informática e outros ligados a sua área. A empresa que faz uma seleção valoriza o candidato que utilizou o tempo livre para melhorar o lado profissional;
- Mantenha-se informado sobre tudo que acontece no Brasil e no mundo. Conhecimentos gerais e atualidades costumam ser exigidos em processos seletivos;
- Mesmo desempregado, procure manter contato com pessoas e colegas de trabalho de sua área. Sempre existem indicações de vagas;
- O currículo é muito importante e uma das etapas iniciais do processo seletivo. Busque valorizar suas qualidades e capacidades. Destaque suas experiências, enfocando os aspectos profissionais relacionados ao cargo que vai disputar. Cuidado para não fazer um currículo extenso. No máximo duas folhas;
- Ao ser chamado para uma entrevista, procure, antes de tudo, conhecer a empresa. Acesse o site dela na Internet e descubra sua filosofia de trabalho, entenda em que área atua e busque o máximo de informações possíveis sobre ela. Caso o entrevistador pergunte sobre seu conhecimento a respeito da empresa, você estará preparado para uma boa resposta.
- Lembre-se: nunca chegue atrasado! Este comportamento demonstra irresponsabilidade e falta de pontualidade;
- Vista-se adequadamente para a entrevista, porém sem exageros. Apresente-se com roupas bem passadas, cabelo cortado ou bem penteado. Para os homens, fazer a barba é fundamental;
- Mantenha a calma e tranqüilidade durante a entrevista. Responda de forma clara e objetiva o que for perguntado, sem omitir ou mentir. Profissionais da área de recursos humanos, geralmente possuem formação em psicologia, e percebem uma mentira ou informações contraditórias;
- Na entrevista, não reclame ou fale mal de empresas ou chefes anteriores;
- Se tiver a oportunidade, destaque o que você agregaria de valor para a empresa;
- Uma questão polêmica diz respeito à pretensão salarial. Colocar ou não? Se a empresa pergunta é porque ela quer saber naquele momento. Uma boa alternativa é colocar um valor aproximado. Exemplos: aproximadamente R$ 1.200,00 ou entre R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00. Desta forma, são menores as chances de você sair dos valores que a empresa pretende pagar;
- Algumas empresas utilizam dinâmicas de grupo durante o processo seletivo. Neste caso, seja educado e cordial com os concorrentes e busque tomar atitudes positivas e que valorizem o trabalho em equipe. A criatividade também é muito valorizada nestas dinâmicas;
fonte:
http://www.manager.com.br/
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Dicas para arrumar emprego
sábado, 11 de outubro de 2008
Os efeitos da comunicação em Marketing
Novos desafios necessitam de pessoas preparadas, de equipes bem entrosadas e que tenham um relacionamento a altura do resultado de seu trabalho, mas sempre há um fator que pode determinar o sucesso de uma nova campanha, e que traz consigo muito mais do que meras palavras, a comunicação pode ser a linha tênue que separa o seu produto dos concorrentes.
Diariamente os consumidores recebem diversas formas de comunicação, gerando volumes de informação que só é realmente percebida se o consumidor estiver a procura do produto ou serviço.
Diante do grande trabalho que os concorrentes podem realizar, você sempre está disposto a coletar mais dados, transformá-los em idéias e desenvolver com sua equipe um projeto, o que é resultado de uma comunicação simples e eficaz, que gera muito mais conhecimento e agrega mais valor aos produtos.
A comunicação existe para aproximar o consumidor dos seus desejos, dentro das organizações não é diferente, pois todos trabalham para alcançar o sucesso, mas que em alguns casos é atrapalhado pela comunicação unilateral ou inexistente.
Utilizar corretamente a comunicação para desenvolver novos projetos, seja para um produto ou serviço, requer conhecimento e atenção ao que realmente é desejado, mas que em certos momentos pode causar confusão dentro das equipes, pois nem sempre a linguagem utilizada é a mesma, e isto dificulta a troca de idéias, o aprimoramento e execução de projetos.
Sem uma boa comunicação a organização deixa de notar os detalhes do projeto, do planejamento que foi elaborado e do que as pessoas têm em mente, logicamente há momentos em que a comunicação poderá determinar que aquele produto ou serviço não seja ofertado.
Em certo momento você pode pensar que a idéia e o projeto estão muito bem estruturados, que todas as variáveis foram estudadas corretamente, mas que durante a pesquisa acabou esquecendo de coletar um dado muito importante e que dá o aval para colocar em prática tudo o que foi criado, da mesma forma existem projetos que acabam aprovados e o resultado não é satisfatório, principalmente porque na pesquisa houve uma falha na elaboração das questões a serem abordadas ou as devidas informações não foram passadas às pessoas entrevistadas.
Como você pode perceber uma simples palavra pode mudar todo o contexto, agregar ou subtrair, o que comprova que mesmo com uma boa comunicação sempre há um pequeno ruído que interfere diretamente no resultado, mas ainda assim sempre que uma comunicação for bem executada pode-se perceber que o receptor pode ter algumas dúvidas, e que o mais importante é sempre estar disposto a ouvir as críticas, positivas ou negativas, para que todos ganhem conjuntamente.
A comunicação é uma das ferramentas mais utilizadas pelo ser humano, faz parte do dia a dia e você sempre está passando uma mensagem, seja ela verbal, corporal ou escrita.
Fonte: http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Efeitos_da_comunicacao_em_Marketing.htm
O Endomarketing como Instrumento de Cidadania Empresarial
O papel dos funcionários de uma organização na qualidade dos seus produtos e serviços e conseqüente atingimento de seus objetivos corporativos, torna-se crescentemente e crucial e o investimento em pessoas passa a ser fundamental para a cadeia de serviço-eficácia.
A qualidade do serviço interno transforma-se em satisfação dos funcionários tornando-os envolvidos e motivados na organização que, por sua vez, é responsável pela qualidade do produto/serviço externo resultando na satisfação e na retenção de clientes, orientação principal de uma organização.
Parte da atenção dedicada ao pessoal relaciona-se ao conceito de marketing interno ou endomarketing que visualiza os funcionários como clientes internos e suas tarefas como produtos internos. Toda organização precisa vender as tarefas aos funcionários antes de vender seu serviço aos clientes externos. Em outras palavras, satisfazer às necessidades dos clientes internos melhora a capacidade de satisfazer às necessidades dos clientes externos. O marketing interno busca três objetivos básicos:
a)geral – manter os funcionários motivados, conscientes sobre os clientes e bem orientados;
b) estratégico – criar entre os funcionários um ambiente interno propício para o atendimento dos clientes;
c) tático – “vender” campanhas de serviços e esforços de marketing aos funcionários – o primeiro mercado da empresa – via programas de treinamento.
Marketing interno é, principalmente, área dos gerentes de recursos humanos que têm responsabilidade em desenvolver políticas de RH consistentes que incluam recrutamento, seleção e treinamento, além de avaliação, remuneração e reconhecimento.
Marketing interno bem-sucedido exige que os gerentes de recursos humanos desenvolvam relacionamentos não apenas com os funcionários, mas também com os gerentes de marketing e os gerentes operacionais. O sucesso também leva a uma cultura de serviço apropriada para apoiar os relacionamentos com os clientes externos.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Marketing - Tente vender para todos e não venderá para ninguém.
Certa vez vi meu pai em uma palestra fazendo uma dinâmica na qual ele jogava balões coloridos para cima e tentava exaustivamente fazer com que nenhum deles caísse no chão. Cada balão representava uma atividade do profissional, sua família, seu emprego, seus estudos, seus amigos, seu lazer,etc.
No entanto era necessário um esforço tremendo para manter todos os balões – atividades - em alta.
Isso também é o que acontece com empresas que tentam vender para todo o tipo de cliente. É possível, mas com certeza muito mais trabalhoso fazer isso com eficácia.
A não ser que sua empresa tenha um tipo de produto que interesse a todos, como por exemplo, algum tipo de comida, não é uma boa idéia tentar vender para todos os tipos de clientes. Ou se foca uma atividade específica ou se produz tipos diferentes de produtos para distintos segmentos de clientes.
Quando se tenta convencer todas as faixas de clientes a comprar o mesmo produto, perdendo o foco de atuação, é bem possível que seu produto seja rapidamente engolido pela concorrência.
Uma boa dica é segmentar o mercado. Ou seja, verificar qual é exatamente o tipo de consumidor que se interessa ao meu produto e ser altamente competitivo nesta área de atuação.
Relembrando a dinâmica dos balões, nos negócios é melhor manter no alto um tipo de balão (cliente) do que tentar atender a todos e fazer com que apenas se mantenham no ar.
É melhor ser campeão em alguma coisa do que tirar terceiro lugar em muitas coisas. Infelizmente só os campeões fazem história, só os primeiros lugares são lembrados, só eles deixam marcas!
Daniel Godri Junior é consultor e palestrante nas áreas de marketing, motivação, liderança e vendas.
por: Daniel Godri Jr.
www.danielgodri.com.br/artigos/marketing-tende-vender-para-todos-e-nao-vendera/
MEC divulga distribuição de 16 mil vagas por concurso
São 9.311 para professores e 7.595 para técnico-administrativos.
As nomeações devem ocorrer a partir de janeiro de 2009.
Do G1, em São Paulo
O Ministério da Educação publicou no “Diário Oficial da União” de terça-feira (7), das páginas 10 à 15 da Seção 1, a distribuição de 16.096 vagas autorizadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
A distribuição para realização de concurso público ficou assim: 9.311 para professores de nível superior e 7.595 vagas para cargos técnico-administrativos. As vagas foram autorizadas pela Portaria nº 286, de 2 de setembro de 2008.
As nomeações devem ocorrer a partir de janeiro de 2009, conforme cronograma a ser definido, oportunamente, pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
As novas contratações devem contemplar os Programas de Extensão das Instituições Federais de Educação Superior 2008 e 2009, Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) 2008, 2009 e parcialmente 2010, além do programa Universidade Aberta do Brasil 2008.
Cada universidade federal ficará responsável por publicar os editais com os detalhes dos concursos.
sábado, 20 de setembro de 2008
sábado, 7 de junho de 2008
Serra agora quer evitar choque com Alckmin
Folha de S. Paulo da Reportagem Local